19 maneiras de limpar a sua casa com Vinagre

O vinagre funciona bem na hora da limpeza por uma razão química: tem alta concentração de ácido acético. Essa substância desengordura, desinfeta, dá brilho e elimina odores. Por isso, está presente na maioria dos produtos de limpeza. O mais indicado para esse fim é o vinagre branco, de álcool, por ser neutro, sem corantes e sem o aroma de frutas presentes nos vinagres de outras cores.



E como eu sou ecóloga e adepta à limpeza sem o uso de produtos de limpeza tóxicos, pesquisei 19 maneiras de limpar a casa usando o Vinagre.

  1. Copos com brilho extra - para deixar os copos de vidro mais brilhantes, basta mergulhá-los em uma bacia com água e algumas gotas de vinagre. Deixe de molho por cerca de meia hora. Em seguida, lave os copos com detergente. O vinagre age contra a gordura e o vidro ainda fica mais transparente.
  2. Cheiro de animais de estimação - para eliminar o cheiro de urina e fezes de cães e gatos, primeiro remova os resíduos. Depois, limpe o local com um pano embebido em uma solução com dois terços de água morna e um terço de vinagre. Para finalizar, aplique um pouco do produto puro sobre a área e deixe secar naturalmente.
  3. Fogão - depois das frituras, mesmo passando detergente, a gordura demora a sair. Deixe um pouco de vinagre sobre a gordura do fogão ou da frigideira por 15 minutos, antes de começar a limpeza. Depois, é só esfregar com sabão neutro e uma esponja. Vale também para o forno. Fica tudo brilhando.
  4. Geladeira - limpe o interior da geladeira com uma solução de partes iguais de vinagre e água.
  5. Janelas - faça uma solução de uma parte de vinagre e uma parte de água. Despeje em uma garrafa de spray e use para limpar os vidros
  6. Lavadora de pratos - a máquina de lavar louças facilita bastante o trabalho na cozinha. Mas, para que funcione corretamente e sem encrencar, não pode acumular sujeira. Para acabar com a gordura impregnada, coloque uma xícara de chá de vinagre branco no recipiente interno e inicie um ciclo de pré-lavagem.
  7. Livre-se do cheiro de mofo - você lava e passa as roupas com carinho, mas o cheiro de mofo do armário parece mais forte do que todo o trabalho que teve? Para acabar com esse odor, esvazie os compartimentos e deixe uma bacia com vinagre branco puro dentro do móvel durante uma noite inteira. No dia seguinte, passe um pano umedecido com água em todo o guarda-roupa. Pronto!
  8. Marcas de copo em móveis de madeira - use uma solução de uma parte de vinagre e uma parte de azeite.
  9. Odor no ralo - o acúmulo de sujeira é o principal responsável pelo odor. Para eliminar o mau cheiro, use essa mistura poderosa: um quarto de xícara (chá) de bicarbonato de sódio e meia xícara (chá) de vinagre branco. Cubra o ralo e deixe agir por alguns minutos. Enxágue com muita água quente.
  10. Panelas - esquecer a panela no fogo é trabalho dobrado: além de precisar cozinhar tudo de novo, a comida fica grudada no fundo. Para remover a sujeira do alumínio, inox ou do tefal, coloque água e quatro colheres de sopa de vinagre. Leve ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e lave outra vez.
  11. Panelas de cobre - limpar com uma pasta feita de vinagre, sal e farinha.
  12. Paredes pintadas - O vinagre branco é uma solução rápida para remover essas manchas sobre a pintura. Faça uma mistura com a mesma quantidade de vinagre e água morna e aplique sobre as marcas. Esfregue com um pano macio até que desapareçam totalmente.
  13. Pincéis - para limpar pincéis, mergulhe as cerdas em vinagre quente e lave com água e sabão.
  14. Piso de madeira - limpar com uma solução de 1 parte de vinagre para 1 parte de água.
  15. Rejuntes de azulejos - com o vapor do chuveiro ou a gordura dos alimentos, é natural que os rejuntes dos azulejos do banheiro e da cozinha acumulem mofo. Fácil resolver isso: com uma escova de dentes velha, aplique uma boa quantidade de vinagre puro. Deixe agir por duas horas e lave com água e sabão.
  16. Roupas manchadas - as roupas mancharam? Basta misturar, em um borrifador, a mesma quantidade de água e vinagre. Espirre sobre as manchas antes de colocar a peça para lavar. Espere a máquina encher e adicione à água uma xícara (chá) de vinagre branco puro. Depois é só lavar normalmente.
  17. Tábua de carne de madeira - use vinagre ou limão para limpar e desinfetar tábuas de cortar.
  18. Tapetes - após a secar a mancha com uma toalha de papel, misture uma colher de chá de detergente com uma colher de chá de vinagre dissolvido em 2 xícaras  e ½  de água quente. Aplique sobre a mancha e esfregue suavemente. Depois enxágue com água morna e deixe secar.
  19. Vaso sanitário – para tirar manchas de dentro da bacia, borrife vinagre e esfregue com uma escova de dente velha.

Os queridinhos da eco-limpeza! *-*


Limpando também com Limão:

O suco de limão, um ácido leve, pode ser usado para a limpeza geral, em vez dos vinagre. Ele é muito útil também para:

- Tirar gorduras de louças - dilua a fruta em água e coloque a mistura no que está sujo. 

- Tirar ferrugem de objetos com grelhas - esfregue suco de limão com palha de aço.

- Tirar manchas de inox - esfregue a superfície utilizando com um limão cortado na metade.





Gostou das dicaS?

BeiJUcas!


*** mdemulher

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolas de Natal com materiais reciclados

Jardim de inverno

A METRAGEM mínima para os cômodos de sua casa