Com que Cortina, eu vou?


Uma má escolha de cortinas pode arruinar completamente a decoração de qualquer divisão, especialmente da sala. Além disso, as cortinas têm a vantagem de se poderem guardar com facilidade e trocar – o que faz toda a diferença no ambiente de um espaço. Não é difícil fazer uma escolha acertada se se tiver em conta alguns dos pontos que lhe iremos em seguida.
A cor, o tom e o padrão
Partindo do princípio de que a sua sala já está totalmente decorada e mobilada, coloque-se à entrada da porta e olhe para lá. Veja qual a cor predominante e qual a que vem a seguir. Verifique se tem muitos padrões (nos tecidos e nas almofadas). Existe alguma forma ou símbolo comum (estrela, bolas, espirais…)?

Agora que já registou mentalmente as respostas, a melhor escolha de cor para o cortinado será normalmente aquela que está em segundo lugar. Se não conseguir aquela cor que tanto procura opte por um tom que fique bem juntamente com o restante esquema de cores, ou então por tons mais claros ou crus. Também poderá colocar as cortinas noutro tom da cor predominante, mas isso poderá “saturar” a vista.
Para cada cômodo da casa você pode optar por um tipo de cortina diferente. Nos dormitórios por exemplo,  elas podem ser mais leves e que combinem com a decoração, enquanto que nas salas de TV elas podem ser mais escuras ou do tipo "black out", para assistir um filme bem no escurinho.


Quanto aos tecidos com padrões, escolha esses apenas se a sua sala ainda possui muitas cores ditas “sólidas”. Poderá, por exemplo, colocar os cortinados com o mesmo padrão que as almofadas ou um pufe.



Tons pastéis nunca erram!

O tecido e a colocação das cortinas
Hoje em dia está muito na moda os tecidos translúcidos – leves e finos. São uma boa opção para quem quer manter as cortinas fechadas mas sem perder luminosidade na divisão. É preciso ter atenção com a escolha destes pois alguns são bastante transparentes, o que pode ser desagradável num rés do chão, por exemplo.
Para quem pode ter as cortinas abertas, os tecidos grossos são uma boa opção visto que existem uma variedade maior de padrões e cores do que nos anteriores. É ainda possível combinar ambos os tipos, colocando a meio um tecido fino e de cada lado um mais espesso.






O comprimento
As salas pedem cortinas compridas. Fica bonito, é mais elegante em qualquer que seja o estilo. Mas em salas de apartamento com janelas pequenas talvez seja boa ideia colocar umas cortinas médias – ultrapassam o tamanho da janela mas ficam a meia distância do chão.


A última dica que quero deixar é um pouco mais ousada. Por que não colocar cortinas diferentes? Experimente!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolas de Natal com materiais reciclados

Jardim de inverno

A METRAGEM mínima para os cômodos de sua casa