Cozinha ergonômica

Se você irá construir ou a remodelar a sua cozinha, é importante que utilize medidas ergonômicas para torná-la um local confortável para a circulação das pessoas.


Abaixo estão descritas as medidas que seriam ideais para cada espaço da cozinha.

Armários
Entre o fogão e a base dos armários, deve existir uma altura entre 45 a 70 centímetros para trabalhar com conforto. Por essa razão, os armários superiores devem estar a profundidade nunca inferior entre 20 a 40 centímetros para evitar que as pessoas batam com a cabeça.

Colunas do forno
Uma excelente opção é a utilização de uma coluna onde é possível colocar o forno e o microondas que devem estar colocados ao nível dos olhos. O microondas deve ficar a uma altura de 130 a 145 cm e o forno convencional um pouco abaixo a uma altura de 90 e 97 cm. Lembre-se que a frente do forno deve estar desobstruída deixando uma distância mínima de 90 centímetros, de modo a abrir a porta do forno com comodidade.



 Bancada e Rodapé
A altura da bancada está relacionada com a altura das pessoas que a vão utilizar. Neste sentido a altura da bancada varia entre os 85 e os 105 centímetros, sendo que a altura do rodapé varia entre os 10 e os 22 centímetros de altura. 
                                              


A Altura do Exaustor
A altura que vai entre o fogão e o exaustor, nunca poderá ser inferior a 50 cm, mas devido às necessidades decorativas, essa altura nunca poderá exceder os 70 cm.

A volta da ilha
As ilhas apenas são recomendadas em cozinhas amplas, porque é necessário garantir  pelo menos 60 cm de espaço por todo o seu perímetro com objetivo de facilitar a circulação e a abertura dos armários.



Bancada com uma mesa auxiliar
A utilização de uma bancada permite alongar o tampo para o exterior no mínimo de 25 cm, onde é possível utiliza-lo para tomar as refeições. Permite assim o uso de um banquinho para o conforto completo.
Com uma plataforma de 70 x 40 cm, a uma distância do solo de 70 cm, permite-lhe usar uma mesa auxiliar paras as suas refeições. No entanto, não se esqueça de reservar um espaço de 60 centímetros, por detrás da cadeira para que possa ter movimentos livres e confortáveis.


*** Casa e Planos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolas de Natal com materiais reciclados

Jardim de inverno

A METRAGEM mínima para os cômodos de sua casa