Decor Azul e Vermelho

Tá pensando em dar uma renovada na decoração da sua casa? Que tal usar a combinação entre as cores AZUL e VERMELHO?! 

Se você estiver pensando em adotar o azul para a decoração da sua casa, pode investir no tom sem medo. "Na escala cromática, o azul é uma cor fria, que transmite a sensação de frescor", afirma Dirceu Galhardi, consultor de cromoterapia, feng shui e radiestesia, do Rio de Janeiro. Os egípcios, que desenvolveram o pigmento na Idade Antiga, a consideravam a cor da verdade. No manto de Nossa Senhora, ele representa a pureza e, no budismo tibetano, a sabedoria transcendental, que abre o caminho da libertação.
Segundo Dirceu, a sexta cor do arco-íris equilibra as vibrações do corpo físico e da mente. Por isso, é uma boa pedida para ambientes habitados por pessoas agitadas. Aqueles que querem expandir seus horizontes também podem começar pintando as paredes com esse tom, que favorece o raciocínio e a intuição. "Quanto mais forte a tonalidade, maior é a sensação de amplidão", revela Dirceu.
Na hora de bolar uma combinação, aposte no laranja. "Ele complementa o anil e ativa as conexões cerebrais", explica o especialista. A combinação do azul e do branco também é garantia de sucesso. Juntos, eles podem criar tanto ambientes clássicos como descolados. Mas cuidado para não abusar do azul: em excesso ou em cômodos amplos, os tons mais claros podem acarretar preguiça e sonolência.
No campo da decoração, o vermelho é reconhecido pela verve passional. "Ele simboliza tanto o calor, a nobreza e a sexualidade quanto a ira, o poder excessivo e a violência", diz o designer de interiores Sandro Brasil, de São Paulo. Para não nos queimarmos nessa fogueira, ele nos aconselha dosar o entusiasmo: "Sugiro reservar a paleta para os detalhes de arquitetura e para a mobília. Assim, o visual vibra na medida certa".
A escolha se afina com projetos contemporâneos com toque retrô. "Tons rubros ficaram marcados no design vintage por serem ousados e alegres", afirma e acrescenta: "A influência do pintor holandês Mondrian foi fundamental para o uso lúdico das cores primárias, entre elas o vermelho".


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolas de Natal com materiais reciclados

Jardim de inverno

A METRAGEM mínima para os cômodos de sua casa