Casas com pé-direito duplo

O QUE É PÉ-DIREITO DUPLO?
O pé-direito é a medida entre o chão e o teto de uma construção. O normal é que ela seja entre 2,70 e 3,00 metros, mas há a possibilidade de ter o dobro desse tamanho. Nesse caso, fala-se em pé-direito duplo, que, além dos ganhos estéticos, implica outros benefícios.
O tamanho total do imóvel pode ser um limitador para esse tipo de intervenção, pois com o pé-direito duplo, o pavimento superior deixa de ser ocupado, diminuindo a metragem construída. Ou seja, neste caso, eliminar um ambiente significa claramente ter uma casa ou um apartamento com dois pavimentos.



VANTAGENS DO PÉ-DIREITO DUPLO
Não existe vantagem em termos de construção, mas fica mais charmoso e dá uma ideia de amplitude. Seria, portanto, o oposto da sensação de achatamento de uma altura normal.
A distância em dobro entre chão e teto também deixa o ambiente maior. Os cômodos ficam separados por níveis, que podem ser deixados abertos, integrando, assim, diversas partes do imóvel. As partes expostas costumam ser as sociais, como salas de estar, de jantar e de televisão. Os ambientes íntimos, por sua vez, ficam mais reservados, com a altura regular.
As residências com pé-direito duplo são mais valorizadas pelo mercado, e oferecem maior entrada de ar e luz. Para regiões quentes, quanto mais alto, melhor. No entanto, os ganhos em iluminação e ventilação dependem do projeto arquitetônico. Construções em regiões quentes têm que ser voltadas para o nascente (leste) para aproveitar ao máximo o sol e o vento. Em locais frios, o ideal é ter a fachada voltada para o poente (oeste), diminuindo a circulação de ar e o resfriamento da residência.




DESVANTAGENS DO PÉ-DIREITO DUPLO

O eco pode ser um incômodo em ambientes com pé-direito duplo. Até mesmo em salas com altura normal, quando vazias, ocorre esse efeito. No entanto, que esse é um problema fácil de corrigir, bastando usar materiais que abafam o som, como tecidos cobrindo a parede, cortinas de pano nas janelas, forros de gesso ou outros materiais que evitem a reverberação.









E aí, gosta?

BeiJUcas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolas de Natal com materiais reciclados

Jardim de inverno

A METRAGEM mínima para os cômodos de sua casa