Graffiti: da rua para sua casa!



Há alguns anos, ter uma parede da residência grafitada seria impensável. Hoje, isso é mais comum do que parece. A manifestação artística que nasceu nas ruas deixou, pouco a pouco,  de ser vista com preconceito e conquistou o status de arte. Não demorou para o grafite fazer parte da decoração das casas.

Como uma expressão artística, o grafite – não importa como sejam os desenhos, quais sejam as cores ou os artistas responsáveis – confere grande personalidade ao ambiente, portanto deve representar muito bem aquele local e quem vive ali. O trabalho feito pelo artista Binho Ribeiro no apartamento do arquiteto David Bastos é um exemplo disso. “Localizado no Rio de Janeiro, ele recebeu meus peixes e polvo, que levam a energia do mar a quem visita a casa”, conta Binho.

Também foi assim que o grafite entrou em um projeto elaborado pela arquiteta Paula Magnani. Como o jovem dono do cômodo admira muito essa arte e é um grande fã de rock, a arquiteta sugeriu que fosse feito um quadro que unisse as duas coisas. Foi então que o artista Sergio Cabral entrou em cena. “O quadro expressa o perfil do morador: despojado, jovem e apaixonado por música”, diz Paula.
Ambiente criado por Karin Ricciardi (Foto: Divulgação)

Ao contrário dele, no projeto da arquiteta Karin Ricciardi, o grafite é protagonista. Basta chegar ao apartamento, para dar de cara com ele. O trabalho feito por diversos artistas ocupa uma parede inteira do hall de entrada. “Como o morador é um homem solteiro, que viaja muito, quando ele está no Brasil, ele quer receber os amigos. Por isso, ele pediu que o espaço fosse valorizado e com poucos móveis, o que também dá mais liberdade para criar combinações", explica Karin. Neste caso, não é preciso nem entrar na casa para saber que ali mora um homem despojado e moderno.

Sobre o melhor local para dar vazão ao trabalho, a arquiteta diz: “não necessariamente precisa ser feito em ambientes amplos, depende do tema. O que o grafite faz é dar vida ao ambiente e isto você pode adequar a qualquer tipo de ambiente, amplo ou reduzido. Um hall pequeno todo grafitado é muito interessante e possível, afinal não passamos tanto tempo nesse espaço”.

Veja mais algumas ideias!








** Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolas de Natal com materiais reciclados

Jardim de inverno

A METRAGEM mínima para os cômodos de sua casa