A Orientação Solar e o Projeto Arquitetônico


Quando uma pessoa vai construir, ela tem que ter em mente que o profissional melhor capacitado para o seu projeto é o arquiteto, afinal ao longo dos anos de estudos, o arquiteto se forma com um importante conhecimento, o de definir o melhor esquema de posicionamento para uma construção em um terreno em relação ao sol. Quando uma pessoa leiga pensa em projetar, ela subestima a influência do sol no seu projeto o que futuramente pode trazer problemas ao projeto depois de pronto. Este é um aspecto simples e indispensável de se verificar. 
Onde está o norte? Onde o sol nasce? Qual é o melhor sol?
De maneira geral, para quem vive no hemisfério sul, a face norte é a que recebe a maior parte da insolação diária, a face leste recebe o sol da manhã, a oeste recebe o sol da tarde e a face sul é a que pega menos sol.
O projeto arquitetônico tem que se adaptar, dentro do possível, para tirar vantagem das posições mais privilegiadas em relação ao sol. Portanto o sol vai ajudar a definir a disposição dos ambientes da casa, das aberturas, dos elementos de proteção solar (brises, marquises, toldos…) e talvez também da posição das placas solares.
Para aproveitar o sol da manhã, é bom que os quartos estejam posicionados na face leste. Já para a orientação oeste devem ser direcionados os cômodos de pequena e média permanência, tais como as áreas de serviço, depósitos e garagem. A orientação sul é a mais problemática, pois no inverno não recebe sol e no verão recebe apenas nas primeiras horas da manhã e nas últimas horas da tarde.
As imagens abaixo nos ajudam a ver qual é o caminho que o sol faz ao longo do dia e também as diferenças entre o inverno e o verão.
Além da posição do terreno em relação ao sol, o arquiteto tem que analisar a posição de árvores, prédios e outras edificações que podem contribuir com o sombreamento do terreno.
Além de o sol fazer bem para a saúde, faz bem para o bolso também, pois fazendo um bom projeto, é possível economizar com o consumo de aquecedores e de ar condicionados.
Resumindo:
  • Norte – sol o dia inteiro entrando na janela
  • Sul – quase nada de sol
  • Leste – sol de manhã
  • Oeste – sol de tarde


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bolas de Natal com materiais reciclados

Jardim de inverno

A METRAGEM mínima para os cômodos de sua casa