Casa hippie

O relógio parece ter parado nessa casa em Venice Beach, na Califórnia. Construída em 1975, ela agora abriga uma família de bem com a vida e com vocação hippie. Pertinho do mar, o pequeno paraíso mistura concreto, madeira e vidro do lado de fora, além de muitos elementos naturais na decoração. Os moradores são apaixonados por artesanato e móveis vintage e acreditam que peças assim já foram amadas por diversas pessoas, por isso ainda refletem esse amor e essa história.
Hum, muito filosófico pra você? Mesmo que não queira ser hippie nem nada parecido, uma casa com mais tempo, mais calma e mais natureza não faz mal a ninguém. Então que tal se inspirar em algumas ideias despretensiosas?
Verde por dentro
As plantas não precisam mais ficar restritas à varanda ou à cozinha. Como já comentei algumas vezes, agora que os limites entre dentro e fora estão menos distinguíveis, os vasos ganharam o direito de transitar por qualquer cômodo, principalmente os mais nobres. E para acertar não existe segredo: basta escolher a espécie certa e oferecer a ela uma boa dose diária de iluminação natural. Arranjos de pequeno porte, plantas suspensas na parede, terrários, vasos pendurados sobre o sofá… Onde sobrar um espacinho e um pouco de luz, pode crer que o verde será bem-vindo.
A moradora diz que tapetes e plantas são a maneira mais simples de mudar um ambiente.
Feitos pelo tempo
Nada de pratarias, madeiras raras ou almofadas de seda — o luxo da nossa geração se resume em uma palavra: tempo. E além do tempo para cuidar e curtir a casa, também cresce o valor dos trabalhos artesanais, feitos sem pressa e com a delicadeza das mãos. Um objeto artesanal carrega a energia e a história de quem o fez, deixando os ambientes mais humanos e aconchegantes. No escritório da família californiana, tecidos rústicos, cestos trançados e enfeites na parede suavizam o mundo digital que o computador representa.
Muita luz
Precisa dizer que luz natural é importante? Bem, mesmo que todo mundo já saiba, não custa reforçar. Se a sua casa é mais escura do que você gostaria, por exemplo, que tal recorrer a alguns truques que melhoram o efeito de claridade nos cômodos? Um deles é usar materiais brancos ou off-white nas principais superfícies, como piso e paredes. Cortinas leves e translúcidas também deixam a luminosidade entrar sem bloqueios. Mas se a janela for simplesmente pequena demais, que tal instalar um espelho logo em frente à ela? Assim a paisagem é duplicada e o sol também.
Toque natural
Para reforçar o efeito “natureba”, o casal usou diversos móveis de fibra natural, como o criado-mudo redondinho. Mas peças assim não combinam só com projetos despojados ou étnicos — já vi vários espaços elegantes que usam um móvel de fibra como elemento surpresa, deixando a decoração mais leve, como nesse exemplo AQUI. Então nada de preconceito!
Inspiração bônus
Ok, vou admitir: a foto abaixo não pertence ao projeto acima, hehe. É que adorei essa ideia de usar filtros dos sonhos como obra de arte na parede — acho que não tem nada mais “bohemian” do que isso, né? Fora que esses apanhadores de sonhos têm origens indígenas, mas viraram febre nos anos 60 e 70, então eles remetem mesmo ao movimento hippie. Quem quiser um igual pode encontrar em feirinhas de artesanato e afins, ou mesmo fazer uma versão homemade, alguém se arrisca?
*** Glamour

Comentários

  1. Eu faço filtro dos sonhos... Acho que fica lindo em janelas... para esvoaçar com o vento :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bolas de Natal com materiais reciclados

Jardim de inverno

A METRAGEM mínima para os cômodos de sua casa