Tinta no azulejo

Quem já reformou algum imóvel sabe que um dos maiores gastos nesse processo é com a troca dos revestimentos. Além do material em si, é preciso investir em mão-de-obra para retirar o antigo e instalar o novo, alugar caçambas para o entulho, contratar uma equipe de limpeza pesada pós-quebra-quebra… E isso sem falar nos inconvenientes do barulho, da poeira e da implicância dos vizinhos. Com tanta coisa jogando contra, às vezes a dor de cabeça simplesmente não compensa ou o bolso não comporta, e nisso muita gente acaba desistindo de redecorar a casa.
Se esse é o seu caso, calma que ainda existe uma luz no fim do túnel. Quer um exemplo? Para cobrir pisos detonados sem remover as peças originais, você pode usar laminados que imitam madeira, acabamentos vinílicos ou mesmo porcelanatos modernos e finíssimos, que são assentados direto sobre a cerâmica existente. Mas na verdade hoje o assunto não são os pisos, e sim as paredes.
E como se livrar de azulejos feios e velhos sem quebrar nada?
Bom, o título do post já acabou com o mistério, mas tudo bem. A dica hoje é essa: usar tinta para renovar paredes de azulejos. Sempre achei uma solução interessante, mas confesso que nunca testei na prática, então recorri a duas profissionais experientes no assunto para sanar possíveis dúvidas. 
Vamos às fotos e perguntas?
É possível usar qualquer tipo de tinta para cobrir azulejos antigos?
O ideal são as tintas epóxi e PU, mas é possível fazer um fundo com uma dessas versões e utilizar outro tipo de tinta por cima caso a pessoa queira alguma cor não disponível.
Como saber se os azulejos vão receber bem a pintura? E se houver peças estufadas ou descoladas, por exemplo?
Se as peças estiverem descoladas ou estufadas, o ideal é chamar um pedreiro, pintor ou encanador para analisar. Peças estufadas podem ser sinônimo de vazamentos, enquanto azulejos descolados são facilmente arrumados por um pedreiro ou faz-tudo.
Antes de começar a pintura é preciso limpar bem as peças ou fazer algo com o rejunte antigo?
Sim, o principal para que o serviço fique benfeito e dure bastante é a preparação da área a ser pintada. Deve-se limpar com tíner para tirar toda a sujeira e gordura impregnadas nas peças e no rejunte.
Qualquer pintor consegue fazer?
A princípio, sim. Se a área for bem limpa e se utilizar como fundo a tinta PU ou epóxi, não tem como dar errado. Mas um bom acabamento é essencial. Lembrando que o bom resultado também depende de não existir azulejo estufado e/ou descolado na parede.
É preciso retocar de tempos em tempos? Quanto dura a pintura em banheiros e cozinhas?
Se a pintura for benfeita, dura em média uns 5 anos.
Se uma parede de azulejos já foi pintada, mas agora está descascando, é possível pintar por cima ou o ideal é remover a tinta antiga antes?
 O ideal é remover a tinta antiga, com produtos específicos e luvas.
Fotos dos projetos do BUJI clicadas por Flare Fotografia | Fotos via Casa Aberta e Casa Vogue
*** Glamour

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolas de Natal com materiais reciclados

Jardim de inverno

A METRAGEM mínima para os cômodos de sua casa