Como lavar corretamente cada tipo de cortina



Cada tipo de cortina deve receber um tratamento diferente, no momento da limpeza. Enquanto os modelos de algodão podem ser lavadas em casa, os de seda, tafetá e veludo, por serem mais delicados, devem ser levados a lavanderias. As de algodão, mesmo em casa, merecem atenção especial:
— Produtos com cloro ou sabão em pó muito forte devem ser evitados, pois poderão desbotar o tecido, se (ele) tiver cor — afirma a personal organizer Rafaela Oliveira.
A lavagem deve ser feita a cada seis meses. O ideal é usar sabão de coco líquido, utilizando o ciclo delicado da máquina de lavar com água fria.
Essa é a mesma frequência em que devem ser lavadas as persianas de tecido ou tiras.
Caso as cortinas de tecido demonstrem desgaste ou estejam desbotadas, deverão ser trocadas.
— A frequência depende do ambiente e do uso a que são destinadas — geralmente de três a cinco anos, mas tecidos menos nobres precisam ser trocados a cada dois anos — diz a personal organizer Ana Afonso, responsável pelo site anaafonsoorganizer.com.br.

Como limpar as venezianas?
Passe uma esponja com detergente e, depois, um pano com água, para enxaguar. Em seguida, passe um pano seco. Caso a veneziana esteja muito suja, borrife vinagre branco e deixe agir por alguns minutos. Polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio na esponja e passe-a em toda a superfície. Depois, limpe normalmente seguindo o procedimento acima.



Como limpar cortinas de tecido?
Se forem de tecido simples, como as de algodão, e não muito grandes, você pode lavá-las na máquina no ciclo delicado. As demais devem ser limpas em lavanderia, para não estragar o tecido.



E as persianas?
Se as persianas forem de tecido, passe um aspirador de pó nelas, usando a boca de escova, pelo menos uma vez por mês. Para lavá-las, sugiro uma empresa especializada. As persianas no modelo de tiras paralelas podem ser limpas com um pano úmido, utilizando detergente ou um utensílio próprio.



Como limpar as cortinas de plástico do banheiro?
Tire-as do box e lave-as na máquina, usando o ciclo delicado. Adicione no dispenser um pouco de sabão em pó, um copo de vinagre branco de álcool e uma xícara de bicarbonato de sódio. Coloque-a no box, aberta, para secar. Se a peça estiver com bolor, use um pouco de vinagre ou de água sanitária numa esponja, para conseguir limpar as manchas. Você pode preparar uma solução num borrifador, com uma metade de água e outra metade de vinagre branco ou de água sanitária.
Com que frequência limpá-las?
Limpe as cortinas de plástico uma vez a cada 15 dias. Para manter a limpeza, passe uma esponja com produto desengordurante, sempre que for limpar o banheiro.



Perguntas respondidas por Rafaela Oliveira, personal organizer responsável pela Organize sem Frescuras (www.organizesemfrescuras. com), empresa de consultoria em organização.




Leia mais: Extra 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolas de Natal com materiais reciclados

Jardim de inverno

A METRAGEM mínima para os cômodos de sua casa