Lâmpadas de LED

LED é uma sigla para Lighting Emiting Diode ou "diodos emissores de luz". O LED é um tipo particular de diodo que gera luz dentro de um pequeno chip (0,25mm²).


E quais são as vantagens? Longa durabilidade (20.000h a 50.000h), variedade de cores, dimensões reduzidas que permitem o design de luminárias menores que as tradicionais, com maior aproveitamento de espaço, além de alta resistência a choques e vibrações - pausa pra respirar - ausência de radiações de infravermelho e ultravioleta, baixo consumo de energia e menor emissão de calor pro ambiente (que se traduz em menor gasto com ar condicionado), entre outras. O tamanho reduzido e a maior vida útil das peças e produtos também diminui o impacto do descarte na natureza. Ufa!

Mas tem desvantagens? Bem, ainda são caros. Mas seu preço tende a baixar, e esse problema desaparecer, como já aconteceu com os outros. Quais outros? As primeiras lâmpadas de LED tinham luz branca meio azulada e fluxo luminoso bem inferior ao das lâmpadas tradicionais, mas as novas já são significativamente melhores. Havia também o problema dos soquetes serem diferentes dos nossos bocais de lâmpadas, mas as novas lâmpadas de LED têm soquetes variados para adaptação às luminárias tradicionais.

A aplicação e utilização dos LEDs é infinita, e praticamente todos os segmentos do mercado de iluminação estão sendo beneficiados. Em arquitetura, vêm ganhando cada vez mais espaço, principalmente por suas características de economia de energia, vida longa e baixíssima manutenção. Ainda aparecerá muita novidade, discussão e pesquisa por aí. Mas, uma coisa é certa a substituição é o caminho inevitável. 

Se você quiser saber mais, leia o texto completo.

*** Dcoração

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolas de Natal com materiais reciclados

Jardim de inverno

A METRAGEM mínima para os cômodos de sua casa