Os 10 principais erros em ambientes pequenos

Muita gente que mora em casas e apartamentos pequenos cometem muitos erros na hora de decorar e acaba deixando o ambiente menor do que ele já é. Para ajudar nesta tarefa fiz uma lista com os 10 principais erros e com as dicas para driblar a falta de espaço!
Vamos conferir?

1. Pisos e revestimentos diferentes

Na hora de escolher os pisos, tente escolher um ou no máximo dois tipos de estampas/cores. Quanto menos você dividir o ambiente, melhor! Quando se cria uma unidade visual nos revestimentos e pisos você consegue dar um ar de continuidade e o ambiente até parece maior.
ambientes-pequenos-01

2. Sofá grande

Este geralmente é o erro que todo mundo comete! Na intenção se ter um sofá confortável, muitas vezes escolhemos o maior sofá com chaise ou o modelo reclinável e acaba não sobrando espaço pra mais nada, além de afetar a circulação. Deixe este modelo para quando tiver uma sala bem grande e tente escolher um modelo mais compacto, talvez até sem braços se precisar.
ambientes-pequenos-02

3. Tapetes diversos

Colocar vários tapetes pequenos ou de várias texturas diferentes também gera um conflito visual. Prefira um único tapete grande e que alongue o ambiente.

4. Paredes decoradas

Seja com papel de parede, prateleiras ou quadros, toda decoração fica linda. Mas cuidado, pois usar papel de parede com desenhos muito grandes, muitos quadros ou objetos faz com que o local fique com sensação de aperto. Prefira papéis de parede mais neutros e pontue com poucos quadros ou objetos.
ambientes-pequenos-03

5. Bibelôs e enfeites pequenos

Sei que muita gente ama (eu também!), mas se quiser que o ambiente pareça maior, tem que haver um “respiro” no visual das estantes e prateleiras. Muitos enfeites pequeninos acabam poluindo o visual, então prefira objetos maiores e de preferência escolha uma pequena gama de cores de no máximo 3 tons e que combinem entre si.

6. Eletrodomésticos

Escolha somente o que irá realmente usar e tente não deixar todos a vista. Mas se não couber tudo nos armários, tente escolher um ou dois que sejam decorativos ao mesmo tempo para deixar sobre a bancada da cozinha!
ambientes-pequenos-04

7. Cores escuras

Tente não pintar paredes de cores escuras e opte por móveis mais claros. Um móvel ou outro pode ter um tom mais fechado, mas não todos, se não a sensação será um ambiente menor ainda.

8. Muitos assentos

Sei que todo mundo pensa em ter poltronas, cadeiras, sofás para poder receber as visitas em casa. Mas lembre-se que quem passa o maior tempo nela é você e sua família apenas, então se o espaço já é pequeno, prefira deixar a circulação livre e opte por bancos empilháveis ou puffs que possam ser guardados para ocasiões especiais.
ambientes-pequenos-05

9. Mesa grande

É o mesmo caso dos assentos! Muita gente acaba comprando uma mesa maior do que o necessário por pensar em receber convidados, mas que tal comprar uma menor que deixe o espaço mais livre mas um modelo que amplie quando necessário? (Tem até um post especial aqui no blog sobre essas mesas!) Uma opção legal também é ter o auxílio de mesas de apoio, como aquelas que ficam ao lado do sofá para apoiar o notebook, mas que também serve para uma refeição!

10. Cama grande

Por mais que o nosso sonho é ter uma cama “king”, nem todo quarto comporta uma assim. Então antes de comprar o modelo ou até mesmo qualquer outro móvel, nunca se esqueça de tirar as medidas. Deixe espaço para circulação de pelo menos 45 a 50 cm no mínimo nas laterais. Mas pra quem já tem uma cama muito grande, tem a opção de não deixar centralizada e encostar totalmente em uma lado da parede. Aproveite e encha de almofadas em volta para fazer uma decoração aconchegante e não parecer que ela não coube centralizada no quarto! ;)
ambientes-pequenos-06
Espero que tenham gostado das dicas de hoje. ;)
BeiJUcas! ;*

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolas de Natal com materiais reciclados

Jardim de inverno

A METRAGEM mínima para os cômodos de sua casa