Conheça a cadeira Tolix


A história conta o seguinte: Xavier Pauchard vivia na França e, junto com o seu pai e o seu avô, trabalhava fazendo telhados de zinco. Em 1907, Pauchard descobriu que poderia proteger a chapa de metal da ferrugem, por imersão em zinco fundido, ou seja, ele descobriu agalvanização (que foi patenteada na França, em 1837). A ideia bateu forte, bateu rude, e além de melhorar os telhados de seus clientes, Pauchard começou a pensar em fazer móveis para a área externa.



E assim surgiu em 1927 a Tolix, sua fábrica de itens domésticos feitos com metal galvanizado. Ali eram produzidas cadeiras, poltronas, banquetas e móveis que eram resistentes à ferrugem e empilháveis, o que fez sucesso em fábricas, escritórios e hospitais, bem como nos cafés e em parques públicos.


Foi projetada para a área externa, e é por isso que existem furos nos assentos - para permitir que a chuva escorra.


Aliás, por falar em cafés e bares, a Tolix era distribuída em troca de contratos de cervejarias, como hoje no Brasil acontece com aquelas cadeiras de metal ou madeira desmontáveis. Por conta disso a Tolix se tornou onipresente na França, e acabou ganhando o apelido de "Francesinha".


Hoje a Tolix é uma cadeira clássica, um ícone da estética industrial, que continua uma das favoritas dos cafés e cozinhas retrô em todo o mundo. Faz parte das coleções do MoMA, em Nova York, o Centro Pompidou, em Paris e da coleção de design Vitra em Weil am Rhein, na Alemanha. E a gente continua amando ♥


Onde comprar? A Essência tem a linha completa, banco altocadeira e cadeira de braço
♥♥♥ Todas as imagens são daqui.

*** Dcoração

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolas de Natal com materiais reciclados

Jardim de inverno

A METRAGEM mínima para os cômodos de sua casa