10 dicas de como economizar água em casa!

Muita gente ainda não se deu conta de que sim, a ÁGUA VAI ACABAR! Sendo assim, criei este post para tentar conscientizar as pessoas MAIS UMA VEZ de como pequenas atitudes podem ajudar, e muito, na conservação deste bem que é tão preciso à todos.


1 - Essa é básica: Armazene a água que sai da sua máquina de lavar roupa. Não só a que sai do enxágue, mas a que sai da lavagem também! E o ideal é que você só lave roupa quando puder utilizar a máquina em sua capacidade total (cheia). Como reutilizar esta água depois? Lavando seu quintal, e na descarga do vaso sanitário!


2 - Tome banhos rápidos! E ao lavar o cabelo ou fazer a barba, feche o chuveiro! Outra dica é tomar banho com um balde junto, assim a água em excesso cairá sobre ele e você poderá reutilizar na descarga!


3 - Escove os dentes com a torneira fechada, e utilize apenas um copo de água para enxaguar a boca e lavar a escova de dentes depois. Isso é muito simples e economiza litros de água!



4 - Reserve uma bacia pequena de água dentro da pia do banheiro, para que você use a água para lavar o rosto ao longo do dia, sem ter que abrir a torneira. Ou então reutilize aquele jarro relíquia da sua avó!


5 - Encha a pia da cozinha com água para lavar a louça. Isso ajuda a amolecer a sujeita e evita que você fique abrindo a torneira toda hora. Aí antes de enxaguar, elimine esta água, feche de novo o ralinho, e utilize a água do enxague para a próxima lavagem. Sim, parece meio constrangedor, mas é melhor do que não ter água depois pra tomar banho né?


6 - Regue suas plantas somente antes das 8h00 da manhã ou após às 19h00 da noite. Isso evita que a água evapore em excesso, ou seja, evita o despedício e suas plantas agradecem.



7 - Aproveite a água da chuva! Quando estiver chovendo, coloque baldes sob a chuva, e reutilize-a para o fim que achar devido (descarga, rega de plantas, lavar o quintal) . E se você tem um condutor de água de fácil acesso, providencie uma cisterna!

 


8 - Para lavar frutas e vegetais use uma bacia com água, isso evita também o desperdício. E claro, guarde esta água depois para a descarga ou lavagem do quintal!



9 - Acredite, é simples economizar água ao dar a descarga no seu banheiro, quando se tem um vaso sanitário com caixa acoplada. Não sabe como? É fácil. Use uma garrafa pet ou uma garrafa de vidro cheia de água dentro da caixa e mais nada. Com isso você vai economizar centenas de litros de água.


10 - Se você mora em apartamento cuja água tem aquecimento a gás, e é necessário deixar o chuveiro aberto um tempo antes para esquentar, utilize um balde para armazenar esta água gelada que cai, e depois reutilize na descarga, ou até para ajudar a encher a máquina de lavar roupa, lavar louça, limpar a casa, etc, uma vez que está água é limpinha!


Aproveitem as dicas e SEJAM CONSCIENTES! O planeta, e você, agradecem!

BeiJUcas! ;*

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bolas de Natal com materiais reciclados

Jardim de inverno

A METRAGEM mínima para os cômodos de sua casa