Jardins pelas paredes

Eu lembro até hoje de quando vi um jardim vertical pela primeira vez. Achei aquilo tão bonito, tão surpreendente. Agora eles se espalharam por todos os cantos, mas continuam sendo lindos (e sonho de consumo). Sim, para ter um painel completinho é preciso investir, mas o resultado costuma compensar. O único problema é que atualmente são tantas versões e sistemas distintos no mercado que fica difícil escolher o melhor custo-beneficio.
Às vezes também surgem dúvidas como “Será que uma trepadeira convencional não resolve?” ou “E se eu pudesse regar tudo manualmente, seria mais barato?”… Para responder a essas e outras perguntas decidi ir direto na fonte e fiz uma mini entrevista com a equipe da Wall Plant, empresa criada por um grupo de arquitetos e paisagistas e que tem os jardins verticais como carro-chefe. Confira as respostas abaixo e decida se esse tipo de paisagismo é a escolha certa pra você.
Qual é a melhor opção para fazer um “muro verde”: jardins verticais ou trepadeiras?
Wall Plant: Na verdade cada situação tem sua aplicação ideal. O conceito do projeto é um ponto muito importante, pois a estética é um dos fatores relevantes que podem influenciar na escolha do paisagista. A trepadeira propicia um visual mais homogêneo devido ao único tom de folhagem que varia muito pouco conforme as estações climáticas. Já os jardins verticais permitem a utilização de uma vasta quantidade de espécies, bem como fazer uso da criatividade para montar desenhos, misturar tamanhos de folhas, aplicar flores e assim por diante, criando verdadeiros jardins suspensos.
Além disso, a montagem de um jardim vertical permite um resultado imediato enquanto a trepadeira leva em torno de 1 ano ou mais para atingir um resultado satisfatório.
Entre todos os sistemas de jardim vertical, qual é o que tem melhor custo-benefício?
WP: Nesses dois anos de existência a Wall Plant teve muitas oportunidades de conhecer diferentes tipos de sistemas de jardins verticais. Baseados nesta experiência restringimos os serviços a apenas o sistema GreenWall Ceramic, que além de garantir um jardim muito mais bonito é a menor manutenção do mercado.
As vantagens são muitas, como o próprio material cerâmico, que é o mais adequado para o plantio, ou o fato de os blocos poderem receber pintura ou mesmo revestimentos externos, como pastilhas. O sistema de irrigação também é todo embutido, portanto não fica nenhuma tubulação aparente e a estrutura passa por impermeabilização completa peça a peça, além das plantas crescerem na posição natural.
Quais são as espécies de trepadeiras mais indicadas para cobrir muros sem estragar o material da fachada?
WP: A falsa-vinha é uma boa indicação, pois não agride o revestimento. No entanto, no inverno ela desprende todas as folhas para reservar energia e entrar no estado de dormência para suportar as baixas temperaturas.
No caso de projetos em grandes avenidas, as plantas sofrem com a poluição? Quais lidam melhor com esse problema?
WP: Na verdade todo o meio ambiente sofre com a poluição, entretanto existem algumas plantas mais resistentes do que outras. É muito importante realizar a limpeza das folhas de forma frequente, principalmente nas estações mais secas quando não há muita chuva para realizar este trabalho. Exemplos de espécies que são boas opções para jardins expostos à poluição direta: Asparagus, Liriopes, Ripsalis, dentre outras.
A manutenção de jardins verticais é complicada? Existe a possibilidade de manter uma irrigação manual para não gastar muito na instalação?
WP: A manutenção dos jardins verticais é extremamente necessária, assim como em qualquer jardim, mas a irrigação manual é algo que não recomendamos. Sabemos que a grande maioria das pessoas, principalmente aquelas que vivem na correria das grandes cidades, acaba por não realizar a rega adequada, seja em quantidade ou frequência, porque demoram a perceber as reações das plantas quando há excesso ou escassez de água. A irrigação automatizada garante a frequência e a quantidade ideais de água levando em conta inclusive épocas mais chuvosas, maior incidência de iluminação natural direta ou indireta, variando períodos de rega conforme as especificidades de cada projeto, etc.
* Quer mais informações e referências? Visite o site da Wall Plant.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolas de Natal com materiais reciclados

Jardim de inverno

A METRAGEM mínima para os cômodos de sua casa