Churrasqueira linda? Sim, é possível!

Ultimamente as varandas gourmet viraram sonho de consumo de quase todo mundo. Mas também, quem não gostaria de receber os amigos para um churrasco ou um almoço descontraído sem ter que sair do apartamento? O único inconveniente é que as churrasqueiras nem sempre são bonitas ou combinam com o restante da decoração – aí calha encontrar alguma solução para disfarçar aquele “bloco” de alvenaria no canto da sacada. Bom, se esse era o seu problema, você veio ao lugar certo. Fiz uma seleção de projetos que conseguiram transformar as famigeradas em detalhes lindos sem comprometer sua funcionalidade. Olha:
De tons escuros
Tinta preta e madeira ebanizada foram os recursos usados pelo arquiteto Robert Robl em um apê em São Paulo. O tom dos acabamentos é parecido, então ficou fácil camuflar a boca da churrasqueira com uma frente removível executada sob medida. Na hora de cozinhar é só retirar a peça e deixá-la de lado. Para arrematar o ambiente Robert ainda escolheu um granito acinzentado que combina com os azulejos aplicados no frontão da pia. O nicho amarelo dá aquele toque divertido que é muito bem-vindo em áreas externas. Lembrete: caso queira copiar a ideia de pintar a varanda, cheque primeiro se o condomínio permite esse tipo de alteração.
Um único acabamento
A churrasqueira desenhada por Marcelo Alvarenga, do Play Arquitetura, não fica em um apartamento, mas mesmo assim vale mostrá-la aqui porque achei o resultado simples e elegante. Nesse caso as cores parecidas mais uma vez ajudam a mimetizar e suavizar os volumes. Usado também no piso e no teto, o cimento queimado cobre toda a parede e traz unidade visual ao espaço. Para deixar a circulação livre, a pia, o gabinete e o forno de pizza foram embutidos em um nicho bem largo. Ripas de madeira natural nas portas do móvel completam o estilo rústico.
Em duas partes
Marcos Contrera foi na direção oposta: ao invés de economizar na quantidade de revestimentos e fazer algo minimalista, ele preferiu compor uma varanda com diversos elementos chamativos em conjunto, como estampas, texturas e tons escuros. Assim a churrasqueira meio que se perde no todo e fica em segundo plano. Outra coisa que fez diferença e deixou a estrutura mais leve foi a ideia de separar o exaustor da parte inferior, onde a carne é preparada – adeus “blocão” de alvenaria.
Cores e estampas
Pontuada por cores vibrantes, como o amarelo-gema das cadeiras e o azul turquesa dos armários, a sacada decorada por Claudia Pecego tem a cara do verão. Aliás, é o típico ambiente que promete momentos deliciosos compartilhados com a família. O mais legal é que a arquiteta ainda usou uma estratégica diferente de todos os projetos acima, porque ela não tentou camuflar nem desviar a atenção da churrasqueira, mas sim destacá-la de propósito. E qual a melhor maneira de fazer isso? Usando um acabamento incrível como os ladrilhos hidráulicos com estampa geométrica.
Detalhes tão pequenos
Na foto do projeto do estúdio Ah!Sim não dá para enxergar a churrasqueira em si, porém fica a dica: esse cantinho da casa também merece ganhar objetos charmosos. Se a pia da sua área externa for encaixada em um nicho de alvenaria como nesse exemplo, instale uma prateleira próxima ao teto para expor utensílios, vasos e peças decorativas. Quadros também são uma opção legal, pois quebram aquele conceito antiquado de que espaços de serviço não precisam ser bonitos. Para completar, espalhe pelo cômodo alguns vasos de barro com ervas fresquinhas – desse jeito até as receitas saem ganhando.
Fotos via 1. Robert Robl | 2. Play Arquitetura | 3. Raphaela Rabelo | 4. Arte Reforma | 5. Ah!Sim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolas de Natal com materiais reciclados

Jardim de inverno

A METRAGEM mínima para os cômodos de sua casa