Qual a melhor panela para cozinhar?

Chega um momento na vida que é hora de abandonar a comida fresquinha da mamãe [pausa dramática para o momento].... Então agora, mais do que nunca, você precisará virar amiga das panelas. Quer dizer, não precisa ser tão amiga assim vai rs… mas vai ter que aprender a se virar e cozinhar todo dia (#sqn).  Então quais são as melhores panelas para cozinhar e as mais práticas pra limpar?
melhores-panelas-cozinha-01
Imagem: Casa e Jardim

Alumínio

Embora a OMS (Organização Mundial da Saúde) aprove o uso deste material em panelas e digam que não faz mal à saúde, um estudo da USP (Universidade de São Paulo) mostrou que ao cozinhar por mais de três horas, os alimentos absorvem 20 mg de alumínio, um índice seis vezes mais elevado do que o permitido. #medo
E pra quem odeia ver as panelas com manchas escuras de queimado, saiba que elas acabam protegendo a nossa saúde e que o ato de arear facilita a liberação de resíduos do alumínio nos alimentos. 
Bom, minha mãe usou/usa essas panelas desde que eu me conheço por gente, e até agora ninguém apareceu com problemas de saúde então... sei lá... não sei se acredito muito nisso... Existe exame de sangue pra detectar  aluminio? =X

Cerâmica

Sério, por mim eu só tinha panelas de cerâmica! São lindas, práticas e ainda decoram a cozinha, mas é uma pena que sejam muito mais caras e frágeis. :(
A cerâmica tem mais vantagens do que desvantagens, mantém os alimentos aquecidos por mais tempo, são fáceis de lavar e também poder ser usadas para servir os alimentos prontos. Mas a pintura pode conter chumbo e cádmio que são altamente tóxicos, então fiquem atentos se a pintura não está soltando.

Inox

São panelas seguras para a saúde, e mesmo sendo compostas por metais como ferro, cromo e níquel, a liberação destes últimos que são tóxicos é muito pequena e não fazem mal a saúde. Mas se a panela for nova, vale a pena fervê-la com água pelo menos 4 vezes antes de usar. Embora sejam práticas para higienizar, elas devem ser secas imediatamente após serem lavadas, do contrário ficam manchadas. Pra evitar ou amenizar essas manchas é legal investir em produtos específicos de limpeza e polimento de inox.
Na hora de cozinhar uma das vantagens é que o inox distribui igualmente o calor e também resiste a variação brusca de temperatura. Porém fique esperta, como elas aquecem muito rápido, é facilzinho você queimar a comida (e a panela também).

Vidro

Na questão da saúde, a panela de vidro é a melhor e mais indicada por não conter nenhum tipo de metal na sua composição. Os alimentos não grudam no vidro facilitando a lavagem, mas na hora de cozinhar, o fogo deve estar baixo pois apesar de demorar a passagem do calor para o alimento, quando ela esquenta é bem rápido e pode queimá-lo. Uma das desvantagens é o manuseio já que é uma panela pesada e a outra é que é uma das mais caras.

Antiaderente

É a panela de alumínio revestida com politetrafluoretileno, que é mais conhecido como teflon®. Com essas panelas praticamente nem é necessário o uso de óleos e gorduras, o que deixa a refeição mais saudável. Mas a desvantagem é que risca facilmente, então deve-se ter cuidado na hora de lavar e na hora de cozinhar, utilizar somente colheres e conchas de plástico ou materiais que não risquem o fundo. Para fazê-las durar mais, coloque uma pequena colher de óleo no fundo antes de aquecê-las.

Ferro

São panelas que duram muito tempo pois não deformam com o calor e conservam melhor os alimentos durante o preparo. A panela libera resíduos de ferro no cozimento, o que ajuda no combate à anemia, principalmente para vegetarianos. A desvantagem é que são muito pesadas e podem enferrujar, por isso prefira as esmaltadas ou então unte-as com óleo na parte interna para evitar que enferrujem. Comidas feitas nesse tipo de panela são sempre mais saborosas!

Esmaltadas

De ferro ou alumínio e revestidas com tinta esmalte, o que evita a contaminação dos alimentos por bactérias. Durante o cozimento não liberam material tóxico, mas deve-se ficar atento ao esmalte, se começar a soltar há perigo de contaminação.

Ufa! É muita opção pra uma cozinha só!

Esses são os tipos mais usados de panelas, mas ainda há outros como cobre, pedra-sabão, barro que são bem raras de se ver em cozinhas residenciais.
melhores-panelas-cozinha-02
Se você vai casar coloque em sua lista apenas as antiaderentes que na minha opinião são práticas no dia-a-dia e com preços razoáveis. Para uma dona de casa de primeira viagem está ótimo, mas se caso um dia você pegar gosto pela arte de cozinhar, com certeza vai querer investir em outros tipos para testar! Uma dica sãos as panelas do Jamie Oliver abaixo... elas são um pouco caras porém são SENSACIONAIS. modelo é antiaderente e tão resistente que é compatível com utensílios metálicos, proibidos nas outras panelas com este material. Revestida em alumínio de alta espessura (por isso são mais pesadas), permite uma temperatura homogênea em todo cozimento, com excelente distribuição de calor.  Os pegadores são em aço inox com inserção de silicone, tampas de vidro e revestimento interno de inox.Vale a pena o investimento a longo prazo, já que são MUITO duráveis. Minha mãe comprou (depois de 30 anos com as mesmas panelas de alumínio) e adorou! Não precisa usar óleo e são facílimas de lavar, não gruda nada nem a pau! RECOMENDO!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolas de Natal com materiais reciclados

Jardim de inverno

A METRAGEM mínima para os cômodos de sua casa