Como usar móveis Vintage

A “tendência” vintage existe há pelo menos 10 anos e se mantém firme e forte — porém mesmo assim uma dúvida ainda paira no ar: como, afinal, usar móveis antigos sem criar uma casa caricata?
Antes de tudo é bom lembrar que vintage e retrô não são a mesma coisa. Vintage é o termo usado para definir móveis e objetos originais de época: por exemplo, uma cadeira produzida nos anos 50 e preservada até hoje. Já a palavra retrô nomeia itens cujo desenho é inspirado em décadas passadas, só que são fabricados atualmente, como uma cadeira com pés palito, estilo anos 50, criada no ano passado.
Misturar épocas na decoração é divertido e atual, mas não exatamente fácil. O primeiro passo é procurar referências e imagens inspiradoras relacionadas ao assunto, e reuni-las, tentando analisar o que te agrada mais em cada uma das fotos — podem ser as cores, o tom da madeira, os quadros… Só assim você consegue filtrar e entender suas preferências. Quer um empurrãozinho? Então confira agora espaços cheios de dicas para quem ama o universo vintage e links estratégicos para você ampliar sua pesquisa.
Vitrine de relíquias
Os donos da sala de estar abaixo sabem muito bem a diferença entre uma coisa e outra. André e Vivian passaram a se interessar por móveis antigos quando estavam decorando seu apartamento alugado. Com pouca grana para investir em peças novinhas, eles começaram a pesquisar lugares que vendiam artigos usados. Aos poucos o casal se encantou pelo tema e em alguns meses decidiu abrir sua própria loja vintage, a Apartamento 61. Hoje em dia o tal apê se transformou em uma espécie de acervo vivo, um lugar onde os dois convivem com o que mais gostam e ainda expõem os produtos da marca.
Ficou intrigado por essa história e quer saber mais??? Acompanhe-a por AQUI e descubra muitas outras fotos lindas do apartamento.
Uma peça ou outra
Ter uma casa toda antiguinha é um pouco demais pra você? Então comece aos poucos, com um móvel ou objeto de cada vez. Também não precisa se prender a regras e evitar misturá-lo com algo moderno demais – dê-se a chance de arriscar. Quem faz isso muito bem é a blogueira Mandi, doVintage Revivals. Apaixonada por itens com história, ela costuma resgatar peças em mau estado e restaurá-las com tinta, lixa, novos pés, puxadores… As duas fotos abaixo foram retiradas do site dela e revelam um pouco dessa ousadia: a primeira traz uma cômoda de madeira inserida em um contexto atual (com direito à pintura geométrica na parede e tudo) e a segunda mostra um mix de gaveteiro garimpado + tapeçaria étnica + planta pendurada + textura de tijolinhos. Ufa! Parece muita coisa, mas ela fez dar certo. Digamos que ela é uma guru do “vintage da vida real”.
Entre veios e cores
Um ambiente ótimo para começar a aplicar esse estilo é a sala de jantar. Além de existirem inúmeras cadeiras antigas e interessantes à venda por aí (o que facilita, e muito, a busca), esse espaço é feito para receber convidados, então merece detalhes especiais. Você pode escolher assentos de modelos iguais ou descombinados, mas uma boa forma de amarrar toda a composição é através da madeira. Sabe aquela neura de que o tom da madeira do móvel precisa combinar com o tom do piso, das janelas, das portas…? Então, esqueça! Na verdade variar veios e tonalidades traz movimento e acaba criando uma paleta aconchegante. É claro que quem quiser ousar com cores fortes também pode – aliás, se esse é o seu caso vale conferir o trabalho dos arquitetos Antonio Ferreira Jr. e Mario Celso Bernardes, especialistas em usar o vintage em aplicações fora do óbvio.
Mapa da mina
Uma das maiores dúvidas de quem quer aderir ao estilo é onde encontrar móveis e objetos acessíveis – sim, porque a maioria dos antiquários têm preços ainda mais altos do que as lojas de design contemporâneo. Dá até para entender que uma peça que necessitou de restauro ou com um desenho que marcou época tenha um valor agregado, mas infelizmente não é todo mundo que consegue bancar esse custo. A alternativa “pé no chão” são os brechós de itens usados, eventos do tipo família vende tudo ou lojas menores de bairro – onde rola negociar com os proprietários pessoalmente.
Também é importante lembrar que essa atmosfera antiguinha pode ser conquistada através de elementos diferentes, como tecidos com estampas retrô, um tapete herdado da sua avó, pôsteres garimpados em feirinhas, luminárias trabalhadas… Até o revestimento do banheiro consegue inspirar uma aura do passado (comprove na foto abaixo).
Agora que você já sabe onde procurar referências bacanas e onde comprar o mobiliário, não tem mais desculpa. Pode virar vintage desde já!

Tudo lindo, né?
BeiJUcas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolas de Natal com materiais reciclados

Jardim de inverno

A METRAGEM mínima para os cômodos de sua casa