Como montar um cantinho charmoso de café

cantinho de café cabeçalhoImagem: acervo pessoal
Estava eu procurando uma máquina de café, na internet, para comprar, quando me deparo com este post do blog Simplichique que traz várias sugestões de como você pode montar um cantinho do café super charmoso na sua casa. Inspire-se!! :)

1 – Destine um lugar só para as cápsulas

Uma boa solução para quem não tem espaço nenhum é usar a parte interna das portas de armários para armazenar cápsulas. Você pode comprar suportes prontos de acordo com sua necessidade. Nesse caso, sugiro que você dê uma pesquisada em comércios populares e até em lojas de materiais para artesanato, porque eles costumam ser bem caros, mas essas são opções muito mais em conta.
cantinho de café 01Imagens: 1 – acervo pessoal
Mas existe a opção mais legal: a do faça você mesmo, é claro. Pesquise materiais, planeje seu espaço e ponha as mãos à obra. Os dois modelos abaixo foram feitos usando pequenas canaletas de PVC, aquelas que a gente usa pra esconder os fios pendurados, sabe? Basta medir direitinho o tamanho das suas cápsulas e colar as canaletas na porta de um armário, ou numa plaquinha de MDF e prender na parede. Simples, baratinho e super eficiente.
cantinho de café 02bImagens: 1 – 2 – 3 – 4
Se você preferir deixar as cápsulas expostas, escolha um recipiente legal de vidro: um bowl, uma bomboniere ou até um baleiro giratório, que dá uma cara super divertida à decoração. Aí você deixa tudo já pertinho da cafeteira pra facilitar seu trabalho.
cantinho de café 03Imagens: 1 – 2 – 3 – 4

2 – Destine um móvel só para seu cantinho de café

cantinho de café 03AImagens: 1 – 2 – 3 – 4
Se você é como eu e prefere tirar os apetrechos cafezísticos da cozinha e levá-los para espaços mais sociais de sua casa, aqueles onde a visita pode entrar (tipo as salas de estar e de jantar, as varandas gourmet, sala de tv, tudo que não for área íntima, como os quartos), uma boa sugestão é separar um pequeno móvel só para este fim. E não se restrinja apenas a ele: use as paredes acima para compor um visual bem bacana com prateleiras, ganchinhos, quadros e outros enfeites.
cantinho de café 04Imagens: 1 – 2 – 3 – 4
Pode ser um móvel que você já tenha em casa, repaginado ou reformado, mas pode ser um novo também; é seu orçamento que vai definir. Seja como for, além da cafeteira (e das cápsulas, se for o caso), deixe já fácil tudo que você vai precisar: algumas xícaras com pires, colheres, açúcar/adoçante, guardanapos e até uns potinhos com biscoitos, chocolates, petit fours, grissinis e o que mais você quiser oferecer com o cafezinho. Móveis com gavetas são ótimos para ajudar a organizar o cantinho.
cantinho de café 05Imagens: 1 – 2
Existe a possibilidade de você usar carrinhos, que são aqueles móveis tipo bar com rodinhas. Assim, você consegue levar sua cafeteria ambulante a vários cômodos da casa. Só tome cuidado ao fazer o transporte, porque alguns objetos podem cair e quebrar durante esse deslocamento. E a menos que você use garrafa térmica, lembre-se de deixá-lo sempre perto de uma tomada para poder ligar a máquina.
cantinho de café 06Imagens: 1 – 2 – 3 – 4

3 – Destine um canto na sua bancada para seu cantinho de café

Há quem prefira montar o cantinho do café na cozinha, pela praticidade de deixar tudo guardadinho e poder lavar os utensílios logo após seu uso. Sendo assim, você pode manter a cafeteira na bancada sem problema nenhum e deixar próxima uma bandeja com os objetos necessários: as xícaras, colheres, açúcar/adoçante e por aí vai. Pra dar uma graça ao seu cantinho, use elementos decorativos que remetam à bebida: pode ser um pequeno quadrinho, algumas canecas decoradas com o tema ou o que mais você tiver disponível. Um pequeno ramo de flores naturais ou um vasinho com suculentas também são super bem vindos.
cantinho de café 07aImagens: 1 – 2 – 3 – 4 – 5

BÔNUS! Reaproveite suas cápsulas depois de usadas!

Ô materialzinho versátil de aproveitar! É incrível a quantidade de coisas que a gente pode criar com as cápsulas vazias. Há uns meses atrás, eu ensinei a decorar uma luminária de pisca-pisca com elas. Se você não viu o tutorial, basta clicar aqui.
pisca-pisca nespresso 05
Mas a variedade de coisas que você pode fazer é absurda! Separei alguns projetos legais para inspirar você a reaproveitar suas cápsulas de café vazias e devidamente higienizadas.
cantinho de café 08Imagens: 1 – 2 – 3 – 4 – 5
E tem uma infinidade de outras opções (bijuterias, inclusive) que você pode fazer utilizando as cápsulas de café no santo Pinterest. Vale a pena dar uma olhada.

Quem tem cantinho de café bem bonito aí pra nos mostrar?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolas de Natal com materiais reciclados

Jardim de inverno

A METRAGEM mínima para os cômodos de sua casa