Como aplicar tecido na parede

Aplicar tecido na parede é uma opção bastante tentadora na hora de renovar algum cantinho da casa. Isso porque, além de barata, é fácil de fazer. <3. Vamos lá?
Parede decorada com tecido
Antes de tudo, a parede
Sua parede precisa estar em bom estado para que a aplicação do tecido fique perfeita. Precisa estar limpa, seca e sem imperfeições — vale dar uma lixadinha se for preciso. Ela também precisa estar em um lugar seco, longe de infiltrações.
Quarto decorado com parede com tecido aplicado
Qual tecido usar?
Prefira tecidos mais finos, pois os mais pesados podem descolar. Pode ser de qualquer tipo desde que tenha até 70% de algodão. Você escolhe a estampa que preferir: estampas mais miúdas são mais fáceis de combinar caso a parede for grande e você precise fazer emendas. Se o tecido for claro e fino, a parede embaixo precisa estar branca para não interferir na cor final.
Tecido floral na parede da lareira
Faça o teste no tecido
Alguns tecidos mancham em contato com a mistura de água e cola. Antes de aplicar o seu, pegue um pequeno pedaço dele e faça o teste para verificar se tudo fica ok.
Quarto decorado com tecido
Como aplicar?
Faça uma mistura de água com cola branca na proporção de 1/3 de água para 2/3 de cola. A mistura não pode ficar nem muito líquida nem muito grossa. Com a ajuda de um rolinho, aplique a mistura por toda a parede e espere uns minutinhos até a superfície ficar pegajosa. Só depois aplique o tecido já recortado com a medida certa, deixando apenas pequenas sobras no teto e no rodapé para fazer o acabamento com estilete.
aplicacao-de-tecido-na-parede
Use uma espátula na hora da aplicação para evitar as bolhas. Se surgir uma bolha grande, será necessário remover o tecido até a bolha sumir e colar novamente. Acrescente mais cola se achar necessário. O tecido poderá ficar com aspecto manchado, mas ele permanecerá assim só até secar — depois de seco as manchas somem e o resultado fica uniforme.
E o acabamento?
Basta passar uma camada da mistura de cola com água, um verniz fosco em rolinho ou verniz em spray.
Se enjoar, como tirar?
Dá pra remover facilmente puxando o tecido ou umedecendo levemente por cima para amolecer a cola. A parede embaixo poderá ficar com resquícios de cola ou manchada com o tecido e precisará ser lixada e pintada para voltar ao normal. =)
Quarto delicado com tons de rosa
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente! Vamos adorar poder ter ajudar! <3
Fonte das imagens 1 2 3 4 5 6

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolas de Natal com materiais reciclados

Jardim de inverno

A METRAGEM mínima para os cômodos de sua casa