7 coisas que aprendi com "Marie Kondo - A mágica da arrumação"

Em uma conversa com meu primo Fábio Daltro (o mestre da decoração de festas), eu lhe disse que gostava de arrumar armários, espaços, etc. Aí ele disse que me emprestaria um livro que para ele foi libertador! O livro é este, da foto abaixo:



No dia seguinte ele deixou o livro na minha portaria e eu já comecei a lê-lo.... e fui me apaixonando! E o que aconteceu em seguida? Arrumei meu guarda-roupa e dei embora simplesmente 2 sacos de lixo de 100 L (um pra doação e outro pra venda)!
Olhá só o que diz a descrição do livro: "A mágica da arrumação se tornou um fenômeno mundial por apresentar uma abordagem inovadora para acabar de vez com a bagunça. Aos 30 anos, a japonesa Marie Kondo virou celebridade internacional, uma espécie de guru quando o assunto é organização. Seu método é simples, porém transformador. Em vez de basear-se em critérios vagos, como “jogue fora tudo o que você não usa há um ano”, ele é fundamentado no sentimento da pessoa por cada objeto que possui. O ponto principal da técnica é o descarte. Para decidir o que manter e o que jogar fora, você deve segurar os itens um a um e perguntar a si mesmo: “Isso me traz alegria?” Você só deve continuar com algo se a resposta for “sim”. Pode soar estranho no começo, mas, acredite, é libertador. Você vai descobrir que grande parte da bagunça em sua casa é composta por coisas dispensáveis. Prático e eficiente, este método não vai transformar apenas sua casa – ele vai mudar você. Rodeado apenas do que ama, você se tornará mais feliz e motivado a criar o estilo de vida com que sempre sonhou." E não é que é TUDO verdade mesmo!?

Marie Kondo
Agora vou contar pra vocês algumas técnicas que a Marie Kondo criou e que são realmente revolucionárias!

1 - Arrume direito e de uma só vez


Esqueça aquela história de que precisa separar um cômodo por dia, ou que pode ir aos poucos. Você precisa colocar diante dos seus olhos TUDO o que tem (por categoria), e então organizar. Assim que começar, sua vida vai mudar!

2 -  Em primeiro lugar, DESCARTE


Isso não significa jogar tudo no lixo! Você pode optar por vender algumas coisas, doar, trocar, reciclar... as opções são muitas!
Comece pelas coisas que você tem menor apreço (cabos, papeis, caixas,etc), deixando as coisas com valor sentimental por último (fotos, cartas, etc).
E neste dia, não conte a ninguém que está arrumando a casa, senão seus amigos e familiares podem querer ir revirar o seu "lixo" e pegar para si coisas que acreditam que serão úteis a eles. Mas acredite: se não é bom pra você, pra ninguém da sua família/amigos também será!

3 - Separe por categoria, e não por localização/cômodo


Não adianta você querer arrumar o quarto, depois a sala, depois o banheiro. Isso não dá certo, e no fim você vê e tá tudo bagunçado de novo. Você precisa arrumar por categoria, ou seja: roupas, sapatos, livros, despensa, etc. Você pode ainda subdividir os itens, como:
  • Blusas (camisas, suéteres, etc)
  • Partes de baixo (calças, saias, etc)
  • Roupas de pendurar (blazers, casacos, ternos, etc)
  • Meias
  • Roupas íntimas
  • Bolsas
  • Acessórios (lenços, cintos, chapéus, etc)
  • Roupas para ocasiões específicas (sunga, biquini, uniforme, etc)
  • Sapatos

O certo é você pegar, por exemplo, todas as suas roupas que estão espalhadas pela casa, inclusive no cesto de roupa e na lavanderia, colocá-las na sua frente e então descartá-las e organizá-las.

4 -  Arrume do jeito certo


Não adianta guardar de qualquer jeito, tem que ter lógica e ficar bonito... rsrs. Você tem que dobrar do jeito certo, pra acabar com o problema da falta de espaço. Marie fala que o jeito certo de dobrar as roupas é igual ao da foto abaixo, ou seja, dobrando a peça até que ela fique com a altura da gaveta, e na vertical, para que você possa enxergar tudo o que tem:


Marie fala ainda que empilhar as roupas é o nosso maior erro, pois você acaba desarrumando tudo quando vai pegar alguma peça que tá embaixo, e acaba não lembrando de tudo o que tem. E não é que é isso mesmo?

5 - Escolha o lugar certo para guardar cada coisa


Não adianta você guardar canetas, por exemplo, uma em cada gaveta de cada cômodo da casa, para "ficar sempre a mão". Isso é um erro! Todas as canetas da casa devem estar guardadas em um único lugar, para você, sempre que precisar, saber onde pegar.


6 - Fique apenas com aquilo que "te traz alegria"


Para meio estranho mas o método KonMari diz que você tem que pegar nas mãos cada item que está organizando e dizer para si mesmo: "Isso me traz alegria?". Se a resposta for SIM, você deve guardá-lo, mas se a resposta for não, ou não sei, é hora de descartá-lo!


7 - Agradeça


Antes de descartar um item agradeça pelo papel que ele cumpriu em sua vida. 
Genteeeee, façam isso, é libertador mesmo!!! 



Super recomendo a leitura! O livro tem muitas outras dicas, e custa baratinho!



BeiJUcas! :*

*** Imagens Google


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolas de Natal com materiais reciclados

Jardim de inverno

A METRAGEM mínima para os cômodos de sua casa