Bar em casa
Há alguns anos, era comum o uso de bares completos na sala de estar, com bancadas de apoio, banquetas altas, prateleiras tipo cristaleiras para copos e até pias!
Com o tempo foram esquecidos e/ou tiveram que ser adaptados aos espaços mais apertados. Hoje, o mais comum é o bar-bandeja, ou seja, bandejas colocadas na sala de estar ou jantar que acomodam copos e bebidas deixando-os a mão.
A cômoda antiguinha cor-de-rosa (Luís XV) recebeu uma bandeja e alguns enfeites interessantes e se transformou num pequeno e charmoso bar. Projeto Zize Zink, via Casa.
O aparador-bandeja de madeira e pés cromados (tem na Lider Interiores em diversas cores) virou um bar discreto e bonito perto da porta de entrada. Projeto Cibele Petrangelo, via Casa Mix.
Aproveitanto o espaço embaixo da escada, um pequeno bar surge com aparador, banquetas e até um bate-papo com cadeiras de vime. Adorei! Projeto Letícia e Fábio Muzetti, via Casa Mix.
Duas ideias de bar no móvel, que, por serem menores, não têm a necessidade da bandeja. Via Apartment Therapy e Mimi Meg.
Uma ideia mais diferente ainda! Aqui o bar fica numa mesa redonda e é composto por várias bandejas de prata que acomoda copos e bebidas separadamente. Projeto Francisco Cálio, via Uol Casa.
Neste projeto, um bar mais completo – que lembra os de antigamente, mas numa linguagem mais atual – com acabamentos em mármore preto, madeira escura e ebanizada. Tem espaço para a adega, o frigobar e até a pia! Projeto Ana Maria Vieira Santos.
O aparador em madeira de demolição atrás do sofá recebeu a adega e duas banquetas de apoio, além, é claro, da bandeja-bar. Projeto Adriana Bijarra Couco, via Casa Mix.
Um móvel de marcenaria foi desenhado para receber a adega na lateral e já ser o bar na parte de cima. Projeto Antonio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes.
Um aparador de mármore serve para encaixar a adega e um móvel, onde ficam as bebidas. Sobre ele, uma bandeja com belos copos. Projeto Viviane Loyola para a Casa Cor Paraná.
Mostramos essa foto esses dias: um aparador-bar que desenhado para servir de apoio para a adega, as banquetas e tem até um nicho para as bebidas. Projeto Kwartet Arquitetura, via Contemporist.
Depois de tantas ideias com o uso de bandejas, nada mais importante do que uma bela arrumação! Vale observar a combinação dos materiais entre o aparador e a bandeja, para um resultado mais elegante. Existem bandejas de diversos materiais – espelho, madeira, vidro, acrílico, couro, pastilhas…- mas as de prata são as minhas favoritas.
De acordo com a sua proporção, defina o que ficará sobre ela, não tem uma regra fixa, coloque o que mais combina com você, com a sua casa e com o seu uso. Fica interessante misturar taças em diversas cores e até de diferentes modelos, diferentes tipos de bebidas com garrafas mais interessantes, vale colocar um pequeno balde de gelo, um bowl para aperitivos, um arranjo de flores…
*** Assim eu gosto.
Comentários
Postar um comentário