O significado das cores na decoração

As cores influenciando os ambientes da casa

Com tantas tonalidades disponíveis no mercado, fica díficil na hora de escolher a melhor combinação para as paredes da nossa casa. Quem gosta de renovar o visual da casa, se encanta e também se perde com tantas possibilidades. Por isso aqui vão algumas dicas e o significado das cores na decoração para facilitar na sua escolha!
Na hora de selecionar a cor, fique atento as sensações e estímulos que cada uma desperta. Por isso, o primeiro passo para quem deseja mudar as cores da parede, é definir o que você deseja proporcionar com a mudança e quais as características do ambiente. A partir daí, fica mais fácil decidir qual é o melhor tom.
O amarelo, por exemplo, evita a impressão de umidade, diferente do azul, que dá a impressão de um lugar mais frio e refrescante. Além dos aspectos físicos, as cores também estimulam certos tipos de sensações psíquicas. Enquanto o laranja intensifica a energia e a vitalidade, o violeta transmite calma e desperta a criatividade.
A cor pode ampliar ou diminuir ambientes, no caso de apartamentos pequenos, onde cada centímetro é precioso, escolher as cores certas para as paredes é fundamental. Branco, nude e tons pastel, em geral, tendem a dar amplitude e ajudam a iluminar os cômodos.
Já os tons mais escuros, que absorvem mais luz, tendem a diminuir os espaços. Porém, conferem sensação de aconchego.
Cores quentes e fortes (vermelho, amarelo e laranja) reduzem o ambiente porque dão sensação de proximidade, as frias e claras (azul, verde, violeta), ao contrário, dão a ilusão de profundidade, ampliando ambientes.
Todo quadro, objeto ou móvel à frente de uma parede colorida ganha um novo destaque, por isso, para tornar o ambiente mais aconchegante, prefira tons quentes.
Uma parede colorida numa sala quadrada ajuda a quebrar a simetria. As cores também podem dividir ambientes, como no caso de salas que servem de estar e jantar.
A sala de tv, por exemplo, fica mais agradável em tons de laranja do que toda branca. Porém tons fortes cansam mais rapidamente. O ideal é usá-los em ambientes amplos e limitá-los a uma parede.

Dicas para mudar as características físicas do ambiente:

  • Para diminuir o ambiente aplique tons escuros nas paredes menores. Essa técnica é recomendada para espaços muito compridos/retangulares.
  • Para alongar o ambiente aplique cores mais escuras em duas paredes opostas. Essa técnica é ideal para espaços quadrados.
  • Para rebaixar o teto você deve aplicar cores mais claras nas paredes e uma cor mais escura no teto.
  • Para elevar o teto você deve aplicar cores mais escuras nas paredes e uma mais clara no teto.
  • Para deixar o corredor mais largo você deve pintar as paredes menores e o teto com tons mais escuros. As outras paredes devem ser pintadas com cores mais leves.
  • Para alongar a parede você deve aplicar duas cores na mesma parede. Pinte com cores mais escuras a parte inferior e utilize tons leves na parte superior.
  • Para encurtar a parede você deve aplicar duas cores numa mesma parede. Pinte com cores mais claras a parte inferior e utilize tons escuros na parte superior.
  • Para disfarçar objetos pinte a parede com cores próximas a do objeto.
  • Para valorizar objetos pinte a parede com cores contrastantes a do objeto.
  • Se estiver na dúvida, trabalhe com apenas uma cor, variando seus tons. Para quebrar a monotonia, detalhes contrastantes e mobília em cores diferentes são aconselháveis.

As cores para cada cômodo

As cores ideais para sala de jantar e cozinha, são as que estimulam a fome. As cores “quentes”: amarelo, laranja, e vermelho. Tente não usar cores “frias”: azul, lilás, roxo e tons de cinza, estas inibem a fome.
O quarto é nosso espaço de descanso, relaxamento, por isso, opte pelas cores “frias” como tons de azul e lilás que acalmam e nos ajudam a relaxar. O verde é uma cor estável, de equilíbrio, não estimula nem acalma, portanto, pode ser também utilizada. As cores “quentes” como tons de amarelo, laranja e vermelho devem ser utilizados com cautela, em pequenos detalhes de decoração para não causar agitação.
Quartos para bebês pedem cores de tons pastel: bege, creme, rosa, verde, amarelo e azul claros. Evite cores fortes pois podem deixar o bebê agitado. Nos quartos de crianças as cores fortes podem ser usadas nos detalhes, desenhos variados em meia-parede ou nos armários. Misture cores claras e tons pastel com essas cores mais fortes. O teto pintado de azul-claro ajuda a criança a ter um sono tranquilo.
No banheiro, onde o item limpeza é de extrema importância, o ideal é colocar cores claras para que a sujeira fique visível e o banheiro sempre limpo. Branco, bege, creme, cinza, verde e azul claros são boas opções para iluminar o banheiro e deixá-lo aparentemente maior. Atenção para as cores escuras: o preto e o azul-escuro, por exemplo, se aplicados nas paredes e piso do banheiro, além de ocultarem a sujeira e reduzirem a luminosidade, diminuem o espaço do banheiro, que geralmente já é pequeno. Procure usar cores escuras em pequenos detalhes.
Um escritório, seja dentro de casa ou fora, tem de apresentar um tratamento visual atraente, estimulante e deve ter sua própria identidade. No geral, é recomendado o contraste entre as cores das paredes e dos móveis. Os cômodos usados como local de estudo ou trabalho precisam ser bem iluminados, evite cores escuras ou berrantes.
A sala de estar precisa ser um lugar aconchegante, o espaço ideal para reunir toda a família e receber as visitas. Prefira as cores mais vibrantes e alegres. Evite usar cores fortes juntas. Se pintar uma parede usando uma cor forte, compense as outras com uma cor mais clara.
A pintura da cozinha precisa passar a ideia de limpeza, mas não precisa ser sem graça. Detalhes em cores fortes como vermelho, laranja e amarelo tem efeito estimulante, elas aguçam a fome. A cozinha fica ainda mais viva se receber bastante luz natural.

As cores e sensações

Branco - Pureza. Por ser um tom neutro, combina com qualquer tipo de ambiente e ajuda a ampliar os espaços.
Um ambiente todo Branco, dependendo da pessoa, pode trazer prazer e calma, e para outras, frieza, tristeza e impessoalidade. Deve-se quebrar o branco com quadros e moveis bem coloridos.
Imagem: (via)
Amarelo - Alegria e prosperidade. É relacionado ao sol. Por ser uma cor quente, traz a sensação de aconchego e secura.
Um cômodo pintado com esses tons desperta o intelecto e estimula a criatividade. Fica perfeito em espaços escuros, pois potencializa a luz natural e também em quartos infantis, cozinhas e banheiros, já que são capazes de criar ambientes com energia. Combina bem com madeiras claras e enfatiza as escuras. Se aplicá-lo em dormitórios, melhor optar pelas tonalidades claras, mais indicado para um ambiente de descanso.
parede amarela
Imagem: (via)
Laranja – Fartura e vigor. Impulsiona a energia e a criatividade e intensifica a impressão de calor.
A cor laranja ajuda a se relacionar, desperta o apetite e diminui a fadiga. Os tons mais “escuros” contagiam um cômodo com seu calor. Seus tons mais suaves potencializam a luz e é ideal nos ambientes rústicos. Pode-se usar ainda um tom intenso para expressar personalidade a um canto ou à uma parede. Realça a beleza das madeiras e o couro. Por ser tão versátil, encaixa-se bem em todo tipo de estilo e em qualquer cômodo.
Inconscientemente, lembra sabores agradáveis, sendo muito usado em cozinhas. Abre e estimula o apetite. Pode ser usado na sala de jantar, em uma só parede, em tons bem suaves.
parede laranja
Imagem: (via)
Vermelho – Paixão e intensidade. No entanto, quando em excesso, torna-se um tom agressivo.
A cor do fogo aplicada nas paredes transmite vitalidade e desejo de ação.Os tons mais intensos são indicados para cozinhas, salões ou banheiros amplos e luminosos, para poder criar ambientes íntimos e envolventes. Os bordôs mais apagados conseguem espaços acolhedores e de ar natural, sempre que combinados com outros revestimentos e móveis claros.
Muita atenção em seu uso, pois por ser uma cor muito energética e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo, quando aparece em excesso nos ambientes. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour e ate exótico.
parede vermelha
Imagem: (via)
Verde - Perspectiva. A cor da esperança, que remete à natureza.
A cor da esperança e da segurança, associada à natureza, é adequada para pintar qualquer ambiente, sobre tudo salas e zonas de trabalho e estudo. Calmante e luminoso, é capaz de criar ambientes acolhedores em sua tonalidade escura, alegrar espaços pequenos se escolhido um verde claro, encher de personalidade uma parede pintada em pistache. Enquanto que os verdes claros têm um tom mais atrevido, os escuros se revelam mais sofisticados..
Muito cuidado em usar a cor verde em locais que predomina o vermelho, pois teremos um local muito quente.
Imagem: (via)
Imagem: (via)
Azul - Tranqüilidade. Transmite calma e favorece o raciocínio e a intuição. Também causa sensação de frescor em ambientes muito quentes.
Por seu efeito relaxante e tranquilizador, é perfeito para pintar as paredes de dormitórios, escritórios e sala de jantar. O azul claro é um clássico em quartos de meninos, pois acalma sua energia, o anil alegra ambientes escuros, já que transmite claridade, enquanto o lavanda cria sensação de profundidade em espaços pequenos, ao alargar visualmente as paredes. Em qualquer tonalidade harmoniza com peças pintadas em branco e ressalta madeiras claras.
Pode ser usado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia.
Imagem: (via)
Imagem: (via)
Violeta - Criatividade. Desperta o intelecto e também o misticismo. Em tons mais claros, também simboliza a calma.
Os tons violetas estão ligados à intuição e a espiritualidade, por isso indicado para locais de meditação. Acalma o coração, a mente e os nervos.
Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes. Se for uma cor monocromática, pode cansar.
Imagem: (via)
Imagem: (via)
Preto - Sofisticação. É uma cor neutra e combina com tudo. Deve ser usado com moderação, pois diminui os ambientes.
É a cor que menos reflete luz. O ideal é que ele seja utilizado moderadamente como recurso para realçar outras cores, em detalhes, do que em grandes áreas. Pode expressar agressividade.
É usado em pequenos detalhes, principalmente quando queremos fazer um “efeito especial “, tanto dentro, como fora da casa. Ainda na área interna, é usado para fazer contrastes, principalmente com o branco. Usado em teto muito alto de lojas, por exemplo, para dar a sensação que o teto é mais baixo.
Imagem: (via)
Imagem: (via)

Outras dicas importantes:

Continuidade

Para dar a impressão de uma área maior, escolha os mesmos piso e cor de parede para toda a decoração. As mudanças bruscas fazem a casa parecer dividida e, por consequência, menor. O ideal para residências muito pequenas é escolher também móveis do mesmo material.

Espelhos

Eles refletem a luz e o próprio ambiente e dão uma sensação imediata de amplitude. Escolha espelhos grandes e coloque em mais de uma parede do mesmo ambiente, para o efeito de infinito.

Siga as linhas

Assim como na moda, as listras dão a impressão de um ambiente mais comprido.

Móveis baixos

Esqueça armários grandes e pesados. O ambiente fica maior com a limpeza visual.

Janelas abertas

A claridade tem o poder de ampliar o espaço. Mas se sua casa não tem esta opção e sofre com a falta de luz natural, procure investir em um bom projeto de iluminação. O profissional vai posicionar as lâmpadas para que os espaços pareçam maiores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolas de Natal com materiais reciclados

Móveis de alvenaria

A METRAGEM mínima para os cômodos de sua casa