Feng Shui e o bem estar da casa

Cada pessoa tem uma filosofia de vida, mas independente disso todos buscam conforto e bem-estar — principalmente dentro de casa. Aliás, quanto mais caótico fica o universo lá fora, mais a gente procura resgatar valores perdidos e momentos agradáveis em nosso lar, não é? Talvez seja por isso que o Feng Shui tenha se popularizado tanto nas últimas décadas.
Essa arte milenar chinesa defende que os espaços devem ser cuidados constantemente, com carinho, delicadeza e organização. Mesmo que a energia da natureza esteja presente em todo lugar, podemos usar recursos simples para multiplicar os efeitos benéficos dessa energia fazendo-a fluir de maneira correta. O bacana é que não é preciso mudar a decoração toda para harmonizar os ambientes, basta inserir um elemento aqui ou ali, apostar em cores, texturas e materiais indicados para cada área da vida.
Bem, esse é um assunto que renderia horas e horas de conversa, mas para simplificar uma expert em Feng Shui responde algumas perguntas no blog Referans: a consultora Mariangela Pagano. Abaixo ela aborda questões importantes, como a influência das cores, da organização e dos 5 elementos na hora de deixar a vida mais equilibrada.
Como o Feng Shui pode aumentar o bem-estar em casa?
Mariangela Pagano: Ao traçar o Ba gua (octógono) sobre a planta baixa de uma casa ou apê, identificamos todas as áreas de interesse de nossas vidas, como família, relacionamentos, amigos, prosperidade… Cada uma delas está associada a um dos 5 elementos (água, madeira, fogo, terra e metal) e todas são equilibradas através de cores, formas e posicionamento de móveis e objetos.
Muitas vezes damos atenção especial a algumas áreas de nossas vidas e outras ficam temporariamente de lado, o que gera desequilíbrio. Ao analisarmos a figura do Ba gua, cada área terá a devida importância, o que já traz uma grande sensação bem-estar. Claro que nossos pensamentos, palavras e atitudes são determinantes para a boa energia do ambiente.
Qual o papel das cores nesse processo?
MP: O Feng Shui baseia-se no equilíbrio presente na natureza. As cores e formas têm um papel fundamental nesse processo, pois estimulam nossos sentidos, assim como as texturas, plantas, flores e aromas. Como já disse, as cores estão associadas aos elementos, por exemplo, o preto remete à água, pois quanto mais profundo o oceano, mais escuro ele se torna. O vermelho sugere o fogo, o verde representa a madeira… A presença equilibrada dessas nuances em nossos ambientes os faz vibrar a nosso favor.
A manutenção periódica da casa melhora as energias? E a organização?
MP: Sim, a vida é cíclica, então tudo está sujeito à transformação, assim o nosso lar é visto como um organismo vivo onde tudo deve funcionar bem e cumprir seu papel. Lâmpadas queimadas, vazamentos, acúmulo de objetos sem uso, poeira, portas e janelas que abrem e fecham com dificuldade… são exemplos de pontos infecciosos na casa.
No corpo humano, quando o sangue passa por um foco infeccioso, ele fica contaminado. O mesmo acontece com o CHI (energia vital) dos espaços quando ele circula por áreas “doentes” e isso se reflete na vida das pessoas de forma negativa.
Qual a importância dos elementos da natureza na aplicação do Feng Shui?
MP: O equilíbrio dos 5 elementos ou 5 movimentos da energia da natureza são fundamentais no Feng Shui, mas isso deve ser sutil quando aplicado em um ambiente. Sentimos um bem-estar imediato ao entrarmos em um cômodo equilibrado. Em uma casa onde as pessoas se sentem bem, elas tendem a ficar por mais tempo, o que favorece um bom repouso, boas conversas, aproximação dos amigos, inspiração… enfim, favorece o prazer pela vida.
Você pode dar algumas dicas de como aplicar cada elemento em casa? (Fogo, água, madeira, terra e metal)
MP: Antes de tudo é preciso identificar cada área e para isso é fundamental a análise da planta baixa do imóvel. Acho importante ressaltar que temos várias opções de aplicação dos 5 elementos na decoração. Por exemplo, as formas triangulares simbolizam o elemento fogo, como o formato das chamas, já as formas sinuosas sugerem o elemento água, como as ondas…
Valendo-se desses preceitos podemos decorar nossas casas com as poderosas sutilezas do Feng Shui e de acordo com nosso gosto pessoal, sem regras fixas. E uma dica final: preste atenção naquilo que te incomoda em sua casa, pode ser um móvel, um objeto… você, melhor do que ninguém, sabe o que te faz bem, por isso é super importante respeitar sua intuição.
Quer mais informações sobre Feng Shui ou consultar um especialista para a análise do Ba gua na sua casa? Aqui está o site oficial da Mariangela Pagano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolas de Natal com materiais reciclados

Jardim de inverno

A METRAGEM mínima para os cômodos de sua casa