A METRAGEM mínima para os cômodos de sua casa

As metragens mínimas para sala, quarto, cozinha e banheiro

Quem nunca se viu espremido entre a mesa e a cadeira para outra pessoa conseguir passar atrás? Essa é uma das situações mais emblemáticas do mau dimensionamento de ambientes e dos itens que os compõem. Se você está pensando em CONSTRUIR ou REFORMAR sua casa veja como escapar destes problemas, e para ter certeza disto saque a fita métrica e meça seus móveis e paredes e se certifique de que restará espaço para transitar. Para que você saiba como pôr em ordem os cantos mais apertados, encontrei na internet layouts de quatro cômodos, tomando como base móveis e eletrodomésticos de tamanho padrão e respeitando o mínimo exigido de área livre. 

** Atenção: as ilustrações mostram portas de 80 cm de largura, pois essa medida permite a passagem de cadeirantes. Mas, em imóveis prontos, principalmente apartamentos, geralmente as passagens são menores: 70 cm em quartos e 60 cm em banheiros.

SALAS DE TV E JANTAR UNIFICADAS: (2,80 x 5,25 m = 14,70 m²)


COZINHA: (1,80 x 2,70 m = 4,86 m²)



BANHEIRO: (2,70 x 1,30 m = 3,51 m²)


QUARTO: (3,05 x 3,00 m = 9,15 m²)

Obs: Vale ressaltar que o código sanitário pede que os quartos tenham no mínimo 12,00 m².

É importante dizer que as dimensões acima citadas são as DIMENSÕES MÍNIMAS ACEITÁVEIS. Pois se você está pensando em construir, o ideal é que projete os cômodos maiores, ou os mais confortáveis possíveis para você e sua família.

Espero que tenham gostado e lhes seja útil!

Para mais informações acesse AQUI.

Comentários

  1. Se a metragem está correta, é hora de comprar o material de construção com a qualidade que sua obra precisa!

    ResponderExcluir
  2. boa tarde na questao do sol da tarde como ficaria os comodos ?

    ResponderExcluir
  3. a área total de dois quartos, mais sala para 2 ambientes, mais área de serviço, mais varanda, mais área de circulação, nestas especificações, totaliza 45m²?(45m² é a área total de apartamentos padrões construídos atualmente).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bolas de Natal com materiais reciclados

Jardim de inverno